Comunicado Urgente – Unidade de Saúde Familiar Ligios

Informação útil para quem reside em Barcelos:

“Caros utentes da Unidade de Saúde Familiar Lígios

Por motivos de logística e de concentração de recursos humanos, em contexto da epidemia que atravessamos por SARS -CoV-2 ( Coronavirus) a direcção do Aces Cávado III Barcelos / Esposende, entendeu para melhor gerir e rentabilizar os recursos disponíveis, agrupar quatro Unidades de Saúde ( USF Lígios,USF Senhora da Lapa, UCSP de Fragoso e UCSP de Carapeços), numa só. Assim a partir de segunda feira dia 23 de Março do corrente ano, todos os utentes destas quatro Unidades de Saúde, que reúnem as populações de cerca de 22 freguesias do concelho de Barcelos, serão atendidos na Unidade de Saúde Familiar “Senhora da Lapa”, situada em Quintiães (perto da antiga unidade de Saúde de Aborim de Tamel);e assim, a USF Lígios de Lijó, a UCSP de Fragoso e a UCSP de Carapeços encerrarão temporariamente.
Toda a actividade programada não urgente ficará suspensa, mantendo-se em funcionamento os seguintes serviços mínimos:

a. Doença aguda, incluindo domicílio;
b. Tratamentos inadiáveis;
c. Doença crónica não controlada;
d. Contracepção e IVG;
e.Vacinação;
f. Renovação da medicação crónica;
g. Vigilância da Saúde Materna;
h. Vigilância da Saúde Infantil;

Devem privilegiar o contacto telefónico (253 886 310) pois muitas das situações poderão ser resolvidas por este meio e o receituário deve ser na medida do possível desmaterializado (enviado por TLM).

Como se prevê uma alteração de grande envergadura, pede-se uma grande compreensão das populações.
A todos pedimos e agradecemos a melhor colaboração. Ajudem-nos, para que nós também vos passamos ajudar.

Dado o pouco tempo que temos para divulgação desta medida e o seu alcance, peço a todos as pessoas que tenham acesso a este comunicado que o partilhem, para que chegue ao conhecimento do maior número de pessoas possível.”

Albino Nogueira (Coordenador da USF Lígios)