Skip to content

Património

UNIÃO DE FREGUESIAS DE ALVITO (SÃO PEDRO E SÃO MARTINHO) E COUTO

Igreja Paroquial do Couto

Igreja Paroquial de Couto ergue-se no centro de um pequeno adro vedado por paredes. Foi erguida no século XV e reconstruída em 1800. É um edifício modesto e muito antigo, principalmente o corpo da igreja, sendo a Capela-Mor de construção mais recente.

A Capela-Mor é forrada a madeira pintada, tendo o teto imagens do padroeiro Santiago. O altar é em talha simples, mas muito antigo. O corpo da igreja é forrado a estuque, tendo ao centro a imagem de Santiago em gesso, com data de 1911. Tem dois alteres laterais em talha singela, coro, púlpito e pia batismal, em granito sem ornatos, mas antiga.

A fachada é baixa e modesta e tem um pórtico ogival. Na parte sul, possui uma entrada em estilo manuelino. Ao lado esquerdo da fachada, encostado a esta, ergue-se um pequeno torreão para dois sinos, construído em pedra lavrada. Por baixo das sineiras tem a seguinte inscrição: <J.B.M.O. – 1911>, que quer dizer: oferta de José Bessa e Meneses, em 1911. Por detrás do torreão encontra-se a Sacristia Paroquial.

Ao lado direito da fachada vê-se uma lápide encaixilhada em pedra, com os seguintes dizeres: <HO LICENCIADO GEORGE DE MIRÃDA MANDOV FAZER ESTA EGREJA E ASETO DELLA E. 1529>.

Igreja Paroquial de Alvito S. Martinho

Igreja Paroquial de Alvito S. Martinho ergue-se no centro de um adro vedado por paredes com uma única entrada. Tem a sua fachada virada ao poente, é um templo baixo, pequeno e antigo. Teve a ultima reforma em 1905.

Em frente ao seu pórtico ogival estende-se um espaçoso alpendre ou galilé, sustentado por oito colunas com bases e capitéis diversamente trabalhados. Por cima do alpendre, na sua frontaria, encimada por uma cruz e ladeada por pirâmides nos cunhais, abre-se uma pequena rosácea que dá luz co coro. Ao lado direito, a facear com o frontispício, ergue-se um torreãozinho com um só sino.

A Capela-Mor é forrada a madeira, sendo o seu altar em estilo moderno. O corpo da igreja é forrado a madeira pintada, tendo dois altares de talha antiga. O coro, púlpito e pia batismal são antigos.

Igreja Paroquial de Alvito S. Pedro

Igreja Paroquial de Alvito S. Pedro ergue-se no centro de um adro, com uma única entrada, vedado por paredes. É um edifício antigo e era pequeno, mas foi reformado e ampliado em 1884.

Tem uma fachada muito simples e por cima uma pequena janela com a data da última reconstrução. Ao lado esquerdo ergue-se a torre para os sinos, à qual se seguem as sacristias. Na torre foi colocado um relógio que tem em volta do seu mostrador a inscrição seguinte: <OFERECIDO POR DAMIAO RODRIGUES DUARTE ROSA – 8-12-1910>.

A Capela-Mor é forrada a madeira e tem pintado no centro uma custódia, o altar é moderno. O corpo da igreja é forrado a estuque, tendo pintada no centro a imagem do padroeiro S. Pedro. Tem dois alteres laterais em talha antiga. Tem coro, dois púlpitos e batistério, tudo muito simples.

Capela S. Sebastião

Capela de S. Sebastião é da freguesia de Alvito S. Pedro, encontrando-se no lugar de Leiroz. É uma capela muito antiga, é particular e pertence à família do Sr. Manuel Rodrigues Pinheiro.

Capela de Ginzo

Capela de Ginzo foi igreja paroquial, da agora extinta freguesia de Ginzo. Hoje é capela da freguesia de Alvito S. Pedro e encontra-se no lugar de Ginzo. É uma capela pública.

Capela S. António

Capela de S. António é da freguesia de Couto, encontrando-se no lugar de Midos. É uma capela muito antiga e atualmente encontra-se em ruinas.

Scroll To Top