Skip to content

Museu Etnográfico

UNIÃO DE FREGUESIAS DE ALVITO (SÃO PEDRO E SÃO MARTINHO) E COUTO

Museu Etnográfico de Alvito S. Pedro surgiu em 1990, com o objetivo de preservar o património cultural do meio. O espólio antigo da freguesia foi passando para o exterior desta, ao longo dos anos, nomeadamente através de antiquários, e surgiu a necessidade de alertar a população para o facto de que os bens antigos que possuíam faziam parte do antepassado dos seus familiares, e em tudo se relacionam com este meio.

Com a vontade de agir e procurar “armazenar” este espólio, travando a descaracterização do património local, a Junta de Freguesia, em colaboração com o Instituto Português da Juventude, jovens da localidade e apoio técnico da Dra. Cláudia Milhazes, iniciou a sensibilização e recolha destas peças antigas. Depois de recolhidas, foram limpas, tratadas, catalogadas e inventariadas, previamente a serem expostas. Por vontade da Junta de Freguesia, as peças permanecem propriedade dos doadores, de modo a melhor salvaguardar o seu futuro.

O Museu Etnográfico está aberto à doação de bens que digam respeito ao meio, sejam domésticos, de trabalho, vestuário, calçado, documentos, etc., pois todos eles enriquecem o património.

Atualmente, já conta com mais de um milhar de peças, algumas das quais podem ser vistas em exposição no Museu, no edifício da Sede da União de Freguesias.

Aproveite para ver algumas das peças em exposição na parte exterior do Museu Etnográfico na galeria abaixo. Clique em qualquer fotografia para a visualizar em tamanho grande. Para além das peças expostas no exterior, visite também toda a restante exposição no interior do edifício da sede da junta (ver localização no mapa que se encontra ao lado).

LOCALIZAÇÃO

Scroll To Top