Skip to content

Mercado Livre de Eletricidade: Novos Contadores Inteligentes

O que são os novos contadores inteligentes? Para que servem?

Os novos contadores inteligentes, ou digitais, são os novos aparelhos de contagem de energia elétrica e que fazem parte de um plano de nacional integrado no mercado livre de energia em Portugal.

Estes aparelhos trarão um conjunto de vantagens para o consumidor final, já que permitirão, por exemplo, o envio de leituras de forma automática, com um maior controlo a nível dos consumos, evitando leituras estimadas e regulando a faturação, o que permite poupar na fatura da luz. A isto, será possível efetuar alterações contratuais à distância, como mudar a potência elétrica ou o ciclo horário, por exemplo.

Através de um sistema de comunicações, independentemente do cliente ter acesso à internet e  fibra, o sistema de telecontagem evita que seja necessário ter técnicos no local de consumo.

Quem pode beneficiar destes novos contadores inteligentes?

Todos os locais de consumo onde exista um contrato de eletricidade ativo, irão beneficiar dos novos aparelhos elétricos. Este plano nacional de instalação englobará todos os consumidores de todas as companhias de eletricidade do país, não havendo nenhum inconveniente aquando da alteração.

Como se processa a alteração? Como pedir o novo contadores?

A distribuidora de eletricidade, irá efetuar um contacto, por telefone ou através do envio de uma carta, com a indicação da mudança do contador, existindo referência a uma data e hora. O dia da alteração poderá ser ajusatda em função da disponibilidade do cliente.

Estas alterações não têm qualquer custo associado para os consumidores, e é importante referir que não seja efetuado nenhum pagamento, se por exemplo, forem abordados à porta por alguma entidade ou indivíduo, que mencione vir verificar os contadores.

 

Para mais informações e detalhes, ou ainda para solicitar  o novo contador, os clientes terão à disposição o número da distribuidora de eletricidade, através do 808 100 100.

[social_warfare]
Scroll To Top